Com aproximadamente 100 milhões de brasileiros ativos diariamente apenas no Instagram e no Facebook, é importante pensar em estratégias para ganhar a atenção destes usuários quando vivemos numa época em que tudo é líquido e em que há uma série de conteúdos a serem consumidos.
Pensando em estratégias que te ajudam a engajar seus seguidores e a transformá-los em clientes, a Maui preparou uma lista com 35 tipos de conteúdo que têm grande potencial para chamar a atenção do seu público.
Confira agora nossas dicas.
1. Faça uma pergunta
A maneira mais fácil e rápida de saber o que as pessoas acham do seu produto ou serviço é perguntando diretamente à elas. Portanto, fazer perguntas abertas e deixar sua audiência livre para emitir opiniões é o melhor caminho para fortalecer os laços com seus consumidores.
Mas atenção! Não basta apenas perguntar. É importante também que a cada resposta que você receba, você comente e interaja com as pessoas. Quanto mais conversa você conseguir gerar nos comentários, sua postagem terá um tempo de vida maior nos destaques da rede social que estiver usando porque a publicação se mostrará cada vez mais relevante para determinado público.
2. Mostre seus bastidores
As redes sociais foram feitas para mostrar o dia a dia das pessoas e o sucesso se deve ao fato de que quanto mais você mostra, maior é a curiosidade da sua audiência. Por isso, sempre que for possível, poste vídeos ou fotos do que acontece nos bastidores da sua empresa.
Esse conteúdo pode ser o dia a dia de trabalho no escritório, uma foto do último happy hour da empresa, aquela festinha surpresa de aniversário que todos fizeram para alguém da equipe, ou até mesmo aquele coffee break depois da reunião. Mostre sempre que por trás da sua empresa, existem pessoas que trabalham todos os dias para entregar o melhor produto ou serviço que seu negócio oferece.
3. Comente sobre o que está em alta
Se você já passou um tempo no Twitter, deve ter visto que os trending topics ou assunto mais comentados do momento geram uma boa discussão e um bom engajamento. Fique de olho no que acontece não só na sua área de atuação, mas também no que acontece no mundo e tente ligar este assunto diretamente a algo que você faz.
Se aconteceu algo no último episódio do BBB que está dando o que falar, utilize isso. Adapte o assunto ao seu negócio. Lembre-se sempre que pessoas fazem negócios com pessoas e não com a instituição, ou seja, foque sempre no lado humano e não no institucional. Convide as pessoas a falarem sobre aquele determinado assunto com você.
4. Poste vídeos
Pesquisas apontam que vídeos são os conteúdos mais visualizados nas redes sociais. E engana-se quem pensa que é preciso ter áudio para que o conteúdo seja consumido. Muitas pessoas acompanham o vídeo pelas legendas. É isso mesmo! As legendas aqui são o grande truque.
Fale sobre seu mercado, sobre seu produto/serviço, responda a perguntas frequentes dos seus clientes, dê sua opinião sobre algo polêmico no mercado. Independente do conteúdo, se este é o tipo de material que mais engaja, vale a pena investir tempo em gravar vídeos. E eles nem precisam ser muito elaborados porque os usuários também dão grande valor aos vídeos sem muita edição.
5. Publique frases motivacionais
As pessoas adoram frases motivacionais. Principalmente porque elas servem como uma dose de combustível diário para as situações que temos que lidar no nosso cotidiano.
Podem ser frases que você viu num filme, num livro ou numa música que fez sentido para você, algum conselho de vida que você queira compartilhar ou uma verdade universal sobre sua área de atuação. O que vale aqui é a sensibilidade para escolher a frase certa que dá aquele gás para enfrentar o resto do dia.
6. Produza infográficos
Designers odeiam o Canva, social medias o amam. Mas o fato é que transformar dados em imagens de fácil compreensão é um trabalho que exige paciência, embora não seja difícil. As pessoas adoram saber estatísticas e que melhor maneira de informá-las senão através de figuras?!
Invista tempo na produção de infográficos, mesmo que sejam simples. Isso estimula sua audiência não só a prestar mais atenção no seu conteúdo como também é um motivo a mais para compartilhá-lo com os amigos.
7. Realize sorteios e concursos
Todos gostam de ganhar alguma coisa. E quando você estimula a condição de que quanto maior for o número de indicações, maior é a chance de ganhar um prêmio, então seu conteúdo certamente se tornará viral.
Livros, cartões de vale-presente, descontos na mensalidade, ou até mesmo carros e viagens. Não importa o nicho e o valor do produto/serviço, o ser humano gosta de ganhar coisas então não desperdice essa oportunidade. Promova concursos e sorteios sempre que puder. Além disso, essa é também uma maneira de estimular a fidelidade dos seus consumidores.
8. Crie gifs e memes
Tudo que está online fica registrado e não tem jeito. Para algo engraçado se tornar viral, é questão de segundos e você precisa estar preparado para que quando isso aconteça, você possa utilizar esses gifs e memes correlacionando-os com o seu negócio.
Quem diria que comentários feitos numa noite do Oscar ou que cenas de novela de 10 anos atrás continuem viralizando até hoje?! Uma dica importante é ficar de olho nos Trends Topics do Twitter. A informação dos assuntos mais comentados do momento você encontra diretamente lá de maneira gratuita e fácil de obter.
9. Crie uma sessão de perguntas e respostas
Você pode responder as principais dúvidas do seu público por meio de textos, imagens ou até vídeos. E, ao fazer isso, você demonstra para sua audiência que se preocupa com ela pois está quebrando barreiras que a impedem de consumir seu produto ou serviço.
Quanto mais acessível você for e quanto mais rápido você responder, mais quem estiver do outro lado vai se sentir acolhido e inclinado a te escolher quando chegar a hora de comprar o produto ou adquirir o serviço que você presta.
10. Quebre mitos e mostre verdades do seu nicho
Este é um conteúdo um pouco polêmico, mas ao fazer isso, você mostra que tem autoridade no assunto que se propôs ao falar. Sua opinião sobre o seu nicho tem um grande peso e quanto mais você desmistificar um assunto, maior será a empatia que terão pelo que você vende.
Produza listas, grave vídeos novamente ou faça lives, mas quebre os mitos que existem no mercado em que você atua. Apresente-se como uma autoridade no mercado e você verá seu conteúdo ser compartilhado cada vez mais e seu engajamento subir proporcionalmente falando.
11. Faça listas
Listas são fáceis de ler, de acompanhar, de seguir, de monitorar e de compartilhar. Num mundo tão cheio de possibilidades, ter um guia, uma lista que possa nos dizer alguns passos para seguir, é de grande importância.
Invista nos famosos bullet points porque além de gerar grande engajamento, eles também são fáceis de produzir, economizando tempo, e são conteúdos leves de assimilar. Aposte neste tipo de conteúdo e não se importe muito com o tamanho dessa lista pois o imprescindível é que o passo-a-passo seja bem auto explicativo.
12. Colete depoimentos dos seus clientes
Esta dica se utiliza da famosa prova social para garantir que tal coisa realmente vale a pena o investimento. Clientes felizes e que te elogiam são a melhor prova de que você executa um serviço ou produz algo de qualidade. Então, não tenha medo de expor esses comentários com a devida autorização.
Lembre-se sempre que pessoas fazem negócios com pessoas e cada vez mais as decisões de compra estão baseadas nas avaliações que encontramos online sobre a empresa. Seja um print de tela ou um breve vídeo, qualquer demonstração de que vale a pena fazer negócio com a sua empresa, deve ser utilizado como material de divulgação.
13. Documente em fotos ou vídeos seu modo de produção
Independente do nicho em que você se encontre, é bom saber os bastidores de como um produto é preparado ou um serviço é prestado e principalmente se for um pedido para uma ocasião especial. Aguce a curiosidade dos seus seguidores e mostre todo o cuidado e atenção durante seus processos para aumentar o desejo de adquirir seu produto ou contratar o seu serviço.
Se você vende bolos, mostre o processo de decoração. Se você vende apartamentos, mostre o processo de levantamento do alicerce do prédio. Para cada área, há uma adaptação a ser feita. A ideia central é mostrar seus bastidores e despertar a vontade de adquirir a mercadoria ou serviço ali exposto.
14. Monte tutoriais
Praticamente todo o conhecimento da humanidade pode ser encontrado hoje com facilidade na internet. E tudo o que você quiser aprender está a um clique de distância de sites como o YouTube, por exemplo. Logo, por mais simples que sejam alguns procedimentos, muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre como fazer algo em específico. E aí que esta nova estratégia entra.
Acredite ou não, há vídeos ensinando tudo o que uma pessoa pode querer saber. Desde fazer aquele arroz perfeito e soltinho até montar uma casa container. Ofereça conteúdos educativos para seu público alvo. Tutoriais fazem bastante sucesso e seu tempo de vida é longo já que vídeos que ensinam uma habilidade não tem prazo de validade. Pense na sua área de atuação e identifique algo que seus clientes sempre quiseram saber como fazer, mas que dificilmente acham a resposta em outro lugar.
15. Mostre um influencer usando seu produto ou recomendando seu serviço
Este tipo de conteúdo entra também na lista de prova social. Influenciadores digitais têm milhares de seguidores e basta uma dica desses famosos para que seu negócio ao menos receba mais atenção. Seja no ramo da moda, da gastronomia, do entretenimento e até mesmo em produtos para pets, o mercado está cheio de influenciadores esperando para fazer uma review do que você vende.
É uma estratégia que, dependendo do influencer, pode ter um custo mais elevado de parceria, mas é uma boa opção para se levar em consideração, visto que muitas vezes tirando o tráfego pago, este tipo de investimento ainda é bem mais barato do que anunciar nas mídias tradicionais.
16. Crie enquetes e quizzes
Outra maneira de saber exatamente o que sua audiência está pensando é criar enquetes para ver as preferências dos seus seguidores. Você pode questioná-los sobre sua marca, seus produtos, seus serviços, ou até mesmo sobre próximos assuntos que eles gostariam que você abordasse. Esta tática é uma ótima oportunidade de guiar suas redes sociais para um caminho em que seu público aprove e continue seguindo o que você produz.
As enquetes podem ser simples. O importante é utilizá-las como termômetro para saber para onde você precisa caminhar. Quanto mais você escutar seu público, maior será a possibilidade de sucesso.
17. Poste em datas comemorativas e faça homenagens em ocasiões especiais
Mostre seu reconhecimento em datas importantes para seus clientes. Parabenize-os sempre que possível, deseje votos de felicidades e lembre-os que antes de ser uma empresa, seu negócio também é composto por pessoas que merecem ser lembradas e homenageadas.
Dias das mães, dia dos pais, dia das mulheres, dia do consumidor, dia dos namorados, são só alguns exemplos de que independente do nicho, você pode lembrar aos seus seguidores que deseja um ótimo dia a eles nesse momento especial.
18. Mostre fotos ou vídeos de antes e depois
Um dia seu negócio já foi menor do que é hoje e você já teve que enfrentar várias dificuldades para chegar até aqui. Por que não compartilhar esses momentos com o seu público? Mostre em fotos ou vídeos seus momentos de antes e depois. Pode ser a foto de onde sua empresa começou, da primeira edição de um produto, do começo de construção de um prédio, de um bolo entrando no forno.
Mostre o antes e o depois para causar empatia na audiência. Foi duro, foi trabalhoso, mas sempre se orgulhe de onde você está e faça questão de mostrar isso aos seus seguidores. Isso cria um forte laço de confiança entre sua marca e seus clientes.
19. Parabenize os aniversariantes do mês e as novos membros do time
Existem pessoas por trás da sua empresa e elas merecem ser reconhecidas. Mais do que mostrar quem é o funcionário do mês, agradeça em suas redes sociais aquele membro valioso da equipe e também receba com chave de ouro aquele novo membro.
Essas atitudes demonstram que você vê seus colaboradores não como números ou nomes num crachá e sim como indivíduos que são de grande importância para a construção do seu negócio. Pessoas gostam de saber que existem pessoas como elas do outro lado que as entendem e que estão dispostas a resolver seus problemas.
20. Compartilhe seu sucesso
Conseguiu tantos números de inscritos no YouTube? Seu Instagram atingiu uma determinada marca de seguidores? Seu último vídeo viralizou? Comemore em todos estes momentos!
E, acima de tudo, agradeça ao máximo a sua audiência por ter lhe permitido chegar até lá e deixe claro que conta com seus seguidores para alcançar voos ainda maiores.
21. Faça uma review de produtos e serviços
Faça uma lista de outros produtos e serviços que estejam relacionados aos seus e faça uma review honesta sobre eles. Fale dos pontos positivos, cite os negativos, mas não ataque ninguém. Seja sempre respeitoso e esteja pronto para dialogar com os comentários que irão aparecer.
Vídeos emitindo uma opinião são sempre bons conteúdos e engajam bem, mas tenha muito cuidado ao expor sua opinião. Tenha mais cuidado ainda ao dialogar com pessoas que discordam da sua ideia para não acabar criando uma problematização desnecessária para sua marca.
22. Divulgue imagens ou vídeos do seu produto ou serviço
Analisar pontos positivos e negativos dos outros é bom, mas nada como o dono do negócio para defender seu peixe. Procure não focar nos pontos fortes do que você vende e sim em como aquilo que você vende pode ser uma solução para um problema que alguém tem.
Muitos erram em tentar vender algo para quem não precisa ou para quem não entendeu ainda qual problema que sua marca seleciona. As pessoas precisam perceber o valor imaterial do que você está vendendo. Uma vez que elas entenderem isso, ficará mais fácil de conduzir o processo de vendas.
23. Comente polêmicas do seu nicho ou da sua área de atuação
Todo mundo independente da área tem uma opinião sobre algo. Pegue um tema polêmico sobre a sua área de atuação e fale sobre ele, dê sua opinião da forma mais clara e respeitosa possível.
Todos querem falar dos pontos bons e não querem colocar o dedo na ferida, mas você pode ser diferente. Fale sobre coisas, sobre problemas que alguém dificilmente fala no seu nicho e veja como seus seguidores podem se identificar com as suas opiniões. É uma aposta de risco, mas se der certo, ela vale muito a pena porque aqui você mostra mais uma vez que seu negócio, que o que você está construindo é algo do bem e que merece crescer cada vez mais.
24. Mostre estudos de caso
Quer coisa melhor como prova social do que mostrar que um cliente teve um grande benefício ao utilizar seu produto ou serviço? Mostre o antes e depois desse cliente, dê voz a ele e mostre aos seus seguidores que o que você vende realmente cumpre com o que foi vendido.
Ações sempre mostram mais do que palavras, então mostre para todos que seu produto ou serviço é sim capaz de solucionar um problema de um grupo de pessoas. Deixe que seus próprios clientes lhe tragam novos clientes.
25. Converse rapidamente com um especialista da sua área
Sim. Você deve mostrar que é autoridade no seu nicho de mercado, mas também pode fazer parcerias com outros grandes nomes do setor. No final das contas, tem clientes para todo mundo então ter contato com outros especialistas também projeta seu negócio para um maior número de pessoas.
Conversas com professores, jornalistas, pesquisadores, profissionais em geral que estejam ligados ao seu negócio só tem a enriquecer o tipo de conteúdo que você produz. Lembre-se que quanto mais valor você entregar ao seu público, maior é a possibilidade de lembrarem da sua empresa quando quiserem fechar negócio.
26. Divulgue notícias do seu setor
Se por um lado você produz conteúdo para seus seguidores que podem ou não já ser clientes, uma parte do seu conteúdo também deve ser voltado a pessoas que trabalham na sua área e que desejam se manter informados.
Se você tem uma agência de marketing digital, por exemplo, divulgar notícias sobre esse mundo transforma sua empresa numa fonte de busca por conhecimento e quanto mais acessos suas páginas tiverem, mais relevante você se torna para os mecanismos de busca e mais usuários podem chegar até você através do tráfego orgânico.
27. Produza posts educativos
Se seus seguidores ainda estão no estágio inicial do funil de vendas, você precisa fornecer mais informações e educá-los sobre um determinado problema para que então considerem seu produto ou serviço como necessários para resolver alguma dor.
Produza conteúdos educativos para todas as etapas do funil, sempre focando no tipo de persona que você quer atingir e monitore os resultados. Conteúdos que trazem uma informação importante trazem bastante engajamento quanto maior for a percepção do leitor de que é aquele problema pelo qual ele passa e que esse pode ser um caminho para encontrar a solução.
28. Produza conteúdo para parceiros
Agora é sua vez de aparecer nas redes sociais de parceiros e falar sobre seu nicho. Num mundo extremamente conectado, o networking serve mais do que nunca para abrir portas e encontrar potenciais novos clientes.
Procure pessoas ou empresas que você gostaria de firmar uma parceria e vejam como cada um pode se beneficiar dessa situação. Quanto mais pessoas se unirem, maiores serão os resultados alcançados.
29. Crie guias rápidos
Voltamos para o fato já conhecido de que tudo está sempre acontecendo tão rápido que procuramos resultados imediatos para quase tudo que vamos fazer na vida e isso inclui procurar guias rápidos para lidar com algo que demanda nossa atenção.
Seja um problema no celular, o ponto da massa que desandou, ou um guia para emitir o DAS do MEI, guias rápidos servem para resolver problemas pequenos que demandam soluções quase que instantâneas. Pesquise seu mercado e veja como você pode produzir este tipo de material.
30. Elabore glossário de termos
Cada área de atuação tem seus termos técnicos. Lembre-se que mesmo que você produza conteúdos para seus parceiros da área, você produz conteúdo principalmente para seus seguidores e atuais ou futuros clientes. Logo, tornar a linguagem do seu conteúdo fácil e acessível é o primeiro passo para fazer seu conteúdo viralizar.
Muitas áreas, por exemplo, adoram usar termos em inglês, mas esquecem que grande parte do seu público alvo pode não estar familiarizado com estes termos. Faz-se necessário portanto, sempre que possível, desmistificar muitos termos usados na sua área de atuação.
31. Faça comparativos
Imagine que você tem uma empresa que constrói sites do zero. Mas, ao mesmo tempo, você também tem uma série de opções no mercado para construir sites com o famoso “clique e arraste”. Se essa segunda opção parece bem mais fácil e acessível ao público, por que eles deveriam contratar sua empresa para criar um site do início?
Responda a esta e outras perguntas num formato de conteúdo fazendo comparativos entre as duas situações e deixe o usuário decidir qual é a melhor opção. Mostrar ambos os lados sempre ajuda as pessoas a tomarem as melhores decisões.
32. Diga qual é o problema e mostre qual é a solução
Às vezes as pessoas não se dão conta de que tem um problema até que você mostre a elas. Use este formato de conteúdo para apresentar um problema seguido da sua solução. Quem se identificar com a situação, com certeza dará muito mais atenção ao que sua empresa tem a oferecer.
A era do marketing que focava nos benefícios do produto acabou. Agora o ponto chave do processo é mostrar o que as pessoas ganham ao adquirirem seu produto ou serviço. O foco é mostrar que dor que elas têm e que sua empresa pode ter a solução.
33. Faça lives
Em tempos de pandemia, muitos artistas e empresas precisaram se reinventar e foi então que as lives dominaram todas as plataformas. Numa live, as pessoas estão mais à vontade e podem se comunicar quase que instantaneamente.
Faça entrevistas, responda a perguntas, demonstre produtos ou serviços, ou simplesmente só interaja com seu público compartilhando um pensamento. Traga seus seguidores para mais perto de você mesmo que de maneira virtual.
34. Compartilhe listas de músicas que sua empresa tocaria no seu espaço físico
O streaming chegou para ficar e poucas coisas na vida mostram mais a personalidade de alguém ou de algo do que o tipo de música que se gosta ou que se tocaria num determinado ambiente.
Compartilhe sua lista de músicas no Deezer, Spotify, YouTube ou qualquer outro lugar que seja de fácil acesso e que gere bastante engajamento. Utilize esta dica se quiser tornar sua marca cada vez mais visível.
35. Dê dicas de filmes, séries e livros cuja temática tem relação com seu negócio
Graças ao maravilhoso mundo da internet, nunca foi tão fácil ter acesso a cultura e ao entretenimento através de streamings e plataformas de conteúdo digital. Netflix, Amazon Prime, Kindle Unlimited, YouTube Premium, Globo Play, Disney Plus, e tantas outras plataformas disponibilizam vários títulos a um preço acessível.
Tire um pouco o foco do seu produto ou serviço e compartilhe uma dica de entretenimento com seus seguidores. Estimule-os a comentar depois e enriqueça o diálogo. Quanto mais conexões sua empresa fizer, maior será a possibilidade de ter novos clientes.
Agora que você já conhece 35 dicas de como conquistar, engajar e transformar seus seguidores em futuros embaixadores da sua marca, é hora de colocar todas essas dicas em prática.
Toda semana abordaremos um novo assunto para alavancar suas vendas no mundo digital. Obrigado por ter lido até aqui e continue acompanhando nossos próximos artigos!