Afinal de contas, o que é marketing digital?

01 de fevereiro de 2022
Afinal de contas, o que é marketing digital?

“Nosso trabalho é nos conectar com pessoas para interagir com elas de uma maneira que você as deixe melhor do que encontrou”, diz Seth Godin, professor, empreendedor e autor de vários best-sellers. 

E é exatamente isso que o marketing é: um conjunto de ações que busca saber o que as pessoas querem e então dar isso a elas. 

Mas para entender o que é o marketing digital, precisamos saber primeiro como o marketing surgiu e qual é a sua diferença com relação ao marketing tradicional. 

Acompanhe o artigo e tire todas essas dúvidas.

 

1.  Evolução do marketing ao longo tempo

1.1. Marketing 1.0

O marketing surgiu na época da Revolução Industrial e sua primeira fase concentrava-se em vender a maior quantidade de produtos possível para o maior número de pessoas, sem se preocupar com variedades ou desejos.

Foi nessa época que o Fordismo surgiu e Henry Ford proferiu uma das suas frases mais famosas: “Qualquer cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto”.

O objetivo central dessa linha de pensamento era baratear os custos produzindo um único modelo e oferecê-lo por um preço acessível a todos que quisessem comprar.

 

1.2. Marketing 2.0

O mundo mudou bastante ao longo do século XX e isso fez surgir a chamada “Era da Tecnologia da Informação”.

Com o consumidor cada vez mais consciente de suas possibilidades, ele começa a comparar marcas, preços, funcionalidades, ou seja, passa a analisar qual o melhor custo-benefício.

A propaganda que era direcionada a vender produtos passa agora a se concentrar em satisfazer os desejos desse novo tipo de consumidor.

As empresas começam então a segmentar cada vez mais seu público e promover ações específicas para cada um desses grupos.

 

1.3. Marketing 3.0

Ainda focada nos desejos do consumidor, essa nova fase se preocupa com o coração, mente e espírito do ser humano.

Os produtos não são mais focados somente em atender uma necessidade física, mas sim os problemas sociais no qual a sociedade está inserida.

Missão, visão e valores tornam-se aqui mais importantes do que nunca.

E essa mudança toda ocorre graças a popularização da internet e das redes sociais.

 

1.4. Marketing 4.0

Chegou um ponto em que a internet está tão presente em nossas vidas e a quantidade de informações que chega até nós é tão grande, que fica difícil de qualquer coisa reter a nossa atenção.

Você sabia que uma edição da Folha de São Paulo contém mais informações do que uma pessoa comum dos séculos passados seria capaz de reter em toda sua vida?!

A disputa pela atenção fragmentada do consumidor faz com que as empresas continuem incessantemente buscando novas maneiras de atrair sua atenção.

O desafio é, no meio de tanta propaganda, fazer seu produto se destacar.

 

1.5. Marketing 5.0

A fase atual do marketing é uma combinação entre tecnologia e o fator humano porque é através de dados coletados por todos os lugares em que o consumidor navega, que há uma coleta de informações e curadoria de conteúdo específica para cada indivíduo.

Aqui o marketing é muito mais direcionado para o tipo de coisa que cada usuário busca. Não é mais a mesma propaganda, o mesmo conteúdo e nem o mesmo tipo de linguagem para todos.

O alvo vai ficando cada vez mais específico e é aqui que o marketing digital entra com todas as forças e prova ter muito mais benefícios do que o marketing tradicional.

 

2. O que é o marketing tradicional?

No marketing tradicional, a comunicação é unilateral. Só as empresas que falam com o consumidor, mas elas não recebem o feedback dele.

Imprensa, rádio, outdoor, tv e rádio são as principais maneiras de se promover produtos.

A comunicação é formal e muito genérica e por isso, os resultados são estimados e não precisos.

Sem contar os custos que são enormes quando comparados ao novo modelo de marketing.

Empresas pagam mais de R$ 1 milhão por anúncios de menos de 30 segundos no intervalo do BBB.

 

3. E qual a diferença desse marketing para o marketing digital?

No marketing digital, a comunicação torna-se bilateral onde existe uma interação direta entre consumidor e empresa.

Redes sociais, Google e avaliações online tornam-se as principais maneiras de pesquisar por um produto ou serviço.

Mais de 120 milhões de aparelhos estão conectados à internet no Brasil e basta olhar no ônibus, no shopping ou no restaurante para perceber que estamos todos conectados de algum jeito o tempo todo.

É um público enorme esperando para entrar em contato com o que empresas têm a oferecer e as respostas a esse estímulo se dão em tempo real.

Nos blogs, sites, no Youtube, no Facebook, no Instagram, no TikTok e até mesmo no UOL, somos bombardeados de propagandas de produtos em que demonstramos um certo interesse no passado. E em qualquer outro site que a gente entre, aquele produto estará por lá novamente chamando nossa atenção.

Se não tem todo um custo de infraestrutura para desenvolver campanhas para o meio digital, significa que os custos são infinitamente menores do que os da mídia tradicional.

E esse pensamento acima é o que torna o marketing digital tão acessível para pequenos e médios empreendedores. Agora os resultados serão mensurados e não será preciso investir rios de dinheiro numa propaganda de televisão.

Não que o modelo tradicional não seja mais usado, mas cada vez mais o digital que utiliza as informações coletadas do usuário a cada navegação que ele faz, ganha espaço.

Com R$ 50,00 qualquer um pode rodar um anúncio segmentado no Facebook e Instagram e com R$ 200,00 já é possível criar anúncios específicos e mensuráveis no Google.

 

4. Qual é a principal diferença entre os dois tipos de marketing?

O custo, sem dúvida alguma!

E como um bônus, você sabe exatamente para onde seu investimento está indo e qual o retorno obtido dele. Não há pontas soltas.

Você pode medir exatamente quais as reações para todas as suas ações e não precisa começar a investir muito para isso.

 

5. Quais as principais objeções que as pessoas têm com relação ao marketing digital?

5.1. “Marketing digital é uma coisa que não se aplica ao meu negócio”

Todos os tipos de negócio podem se beneficiar do marketing digital.

Se você tem uma pequena padaria que tem o melhor pão de queijo da cidade, deixe todo mundo saber disso.

Com o Google Meu Negócio, você fica visível para todos aqueles que estão na sua região. E quanto mais gente sabe que você existe, maior é a chance de vender.

E mesmo que você não tenha um negócio físico, que você seja um infoprodutor, é através de blogs, sites, canais no Youtube e tráfego pago que você pode sair de um desconhecido na sua área para ser reconhecido como um especialista naquilo que você faz.

 

5.2. “Tenho um comércio aberto faz muitos anos e não preciso disso”     

É sempre bom ouvir que um negócio está de pé faz vários anos, que já passou por muita coisa e tem muita história para contar, mas como foi dito ali em cima, você sempre pode usar de técnicas digitais para aumentar sua vendas.

Muitas pessoas têm essa objeção porque acham que mexer com a internet é difícil e que não terão tempo, porém sempre tem aquela pessoa que pode te dar uma mãozinha para procurar mais sobre o assunto e te ajudar a colocar a mão na massa.

E caso não tenha tempo para cuidar disso e precise que outros profissionais façam isso por você, existem inúmeras agências de comunicação como a Maui que podem te ajudar com isso.

 

5.3. “Não tenho dinheiro para investir”

Qualquer ida ao McDonald 's custa por volta de R$ 50,00 e a Netflix já está um pouco acima desse valor. Não significa que você não precise ter entretenimento, mas tudo na vida é uma questão de prioridades.

Criar um perfil no Instagram é de graça e iniciar no mundo do tráfego pago não custa muito.

Profissionais experientes sempre olham para sua necessidade e para sua capacidade de investimento. É um risco controlado com garantia de retorno proporcional ao investimento feito.

 

6. Quais os meios orgânicos que trazem resultado no mundo do marketing digital?

Orgânico é tudo aquilo pelo qual não precisamos pagar e isso se resume basicamente a criação de perfil nas redes sociais e SEO cujo significado é Otimização para Mecanismos de Busca.

O carro chefe dessa estratégia é desenvolver conteúdo de qualidade no seu site, blog, redes sociais, fóruns, etc., para que ao longo do tempo você se torne autoridade no assunto e assim que as pessoas pensarem em tal produto ou serviço, você seja o primeiro nome que vem na mente delas.

É uma estratégia de médio a longo prazo, então é preciso muita paciência para começar a ver e a colher os resultados.

Esta técnica vai desde a forma correta de nomear um arquivo até mesmo procurar as palavras-chaves adequadas para seu negócio e analisar qual o dia e horário que seu público mais interage com você nos meios virtuais.

Como esse é um assunto muito extenso, ao longo dos próximos artigos, explicaremos tudo isso de maneira mais detalhada.

 

7. E quais os investimentos financeiros que posso fazer para me trazer resultados?

Quando falamos em algo pago no mundo do marketing digital, nosso foco é nos anúncios pagos.

Sabe aquele anúncio que você vê logo em cima da página de resultados do Google quando faz uma pesquisa, aquele outro anúncio de um tênis que você se interessou e insiste em aparecer para você no Instagram, e também aquela propaganda que aparece antes dos vídeos no Youtube começarem?

Sua empresa pode aparecer em todos esses lugares e como vimos, não é preciso um caminhão de dinheiro para isso. Basta procurar uma ajuda profissional e com poucos recursos sua empresa aparecerá em várias plataformas digitais.

Este é outro assunto que terão vários artigos dedicados a ele, então continuem nos acompanhando para não perder mais dicas.

 

9. Qual é o primeiro passo para implementar estas estratégias digitais? 

Você precisa definir um objetivo para suas estratégias. O que você pretende ao criar um site, um blog, um perfil no Instagram, um canal no Youtube e anunciar no Google e no Facebook?

Deseja que mais pessoas saibam que você existe, quer aumentar o número de seguidores nas redes sociais ou aumentar o número de visitas no seu site ou no seu estabelecimento físico, quer vender mais seja virtual ou presencialmente?

Para cada objetivo, um planejamento será executado.

 

10. Saiba quem é seu público-alvo

Se você sabe onde quer chegar, precisa descobrir qual é o melhor caminho. Então, não importa qual seja seu objetivo no marketing digital porque para ter resultados você precisa conhecer quem são as pessoas que compram de você.

Através do virtual, você pode extrair essas informações através de pesquisas, análises de comentários, dados extraídos do Google Analytics, etc.

Muitas vezes, você tem vários tipos de público-alvo e você precisará então encontrar uma maneira diferente para chegar em cada um deles.

Esperamos que tenha gostado de saber um pouco sobre o tão falado marketing digital.

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Para mais informações de como a Maui pode te ajudar a entrar neste mundo do digital ou te ajudar a obter melhores resultados nas suas estratégias de marketing digital que já estão rodando, basta entrar em contato conosco.

 

Até o próximo artigo!

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