O Google é um dos maiores mecanismos de buscas do Brasil. Não é por menos, já que seu layout é interativo e fácil de utilizar. Além do que, é uma plataforma que permite fazer qualquer tipo de pesquisa.
Diversas empresas investem em estratégias para ter um bom resultado orgânico no Google. Porém, muitas não conseguem aparecer como a primeira opção quando o internauta faz uma busca.
Quem tem negócios e sonha em estar no topo da página, nessa hora costuma fazer duas perguntas: por que isso acontece? E quando estarei na primeira página do Google?
Essas dúvidas assombram a vida de muitos profissionais e empresários, que tentam conciliar a necessidade de obter resultados rápidos com a forma como o Google indexa as páginas.
Mas estar no topo ou na primeira página requer tempo e trabalho duro de ambas as partes.
Neste artigo, veremos os passos que sua empresa deve seguir para ocupar a primeira posição no ranking do Google.
Tenha uma boa leitura!
Como funciona o Google
Não é por acaso que o Google se tornou um dos maiores mecanismos de buscas no Brasil. O layout do site é interativo e fácil de navegar, além de ser uma plataforma que permite fazer qualquer tipo de pesquisa.
Com a utilização de algoritmos, o Google analisa ainda as perguntas dos usuários e fornece opções para o que eles buscam.
Isso se dá através dos robôs da plataforma, que tentam sempre proporcionar a melhor resposta para o internauta.
As ferramentas do site estão também em constante atualização, visando aperfeiçoar o sistema de buscas. Para fidelizar seus usuários, o Google prioriza ainda o fornecimento de conteúdo de qualidade.
A busca pela excelência é alcançada com uma boa navegação, onde não haja falhas e com conteúdos que irão sanar a dúvida do usuário.
Passo a passo para atingir a primeira posição no ranking do Google
Compreendemos que um site que aparece em primeiro lugar nas buscas feitas pelo usuário tem muito mais relevância.
Assim, mostraremos, a seguir, os passos que devem ser percorridos pelo empresário para conseguir ocupar as primeiras posições no ranqueamento do Google:
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Entender o seu nicho de mercado
É importante que o empresário entenda quais são as principais dúvidas da persona para conseguir encontrar uma oportunidade que amplie os seus negócios.
Por exemplo: uma empresa que vende produtos masculinos deve compreender qual época do mês os homens compram mais.
Do mesmo jeito, necessitam saber o que esse homem procura e como sua empresa pode ser a favorita desse consumidor.
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Escolha adequada da palavra-chave
Depois que perceber o que sua persona busca, deve-se partir para a escolha da palavra-chave ideal.
Lembrando que o empresário precisa responder sempre uma pergunta fundamental: "para qual busca eu quero ser a resposta ideal?"
Assim, é possível redimensionar todo o seu conteúdo para focar em uma palavra-chave principal.
Mas como saber qual é sua palavra-chave ideal?
Através da necessidade da persona é possível utilizar ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Veja abaixo:
- Ubbersugest
- SEMrush
- Google keyword Planner
Seguindo ainda o exemplo da loja de roupas masculinas, utilizamos a palavra-chave "roupas masculinas". Veja:
Vimos que o volume de buscas é alto, porém, o SEO também. Assim, demorará muito mais tempo para se chegar às primeiras posições no ranqueamento do Google.
Logo, não se deve basear somente no volume de busca.
Dito isso, utilizar palavras-chave de cauda longa pode ser a melhor alternativa para começar a gerar um tráfego de qualidade no seu site e ainda conseguir um bom posicionamento.
Ressaltando que ainda é possível analisar as palavras dos principais concorrentes e o tráfego que elas geram para eles.
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Responda à intenção do usuário
O empresário deve ter sempre em mente que quando o usuário digita algo no buscador do Google ele espera solucionar o problema de forma rápida. Quando se busca, por exemplo, a idade do "Bill Gates", a pessoa não quer saber de outras informações que não seja a resposta exata.
Da mesma maneira, o Google também ranqueia o uso de imagens. Por esta razão, não deixe de utilizar esse recurso no seu site/blog.
Confira abaixo:
- Abordar o conteúdo certo
Esse é o passo mais importante para o negócio. Chegamos ao momento em que você vai atrair clientes através de seu site/blog e que poderão trazer tráfegos mais qualificados.
Não há um tamanho exato para o conteúdo, mas é importante que ele responda à dúvida do usuário com clareza e objetividade.
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Ter um site responsivo
Algo o que o Google prioriza muito é ter um site/blog que funcione bem nos dispositivos móveis, já que a maioria das pesquisas é realizada por meio deles.
Vale a pena investir em um bom site/blog para conseguir um ranqueamento expressivo no Google, sem deixar de otimizar as imagens, e tornando seu site cada vez mais rápido.
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Apostar na divulgação
Divulgar o seu conteúdo é essencial para o ranqueamento. Uma dica é ter listas de e-mail marketing, que facilitam a viralização do seu material e ainda ampliam suas chances de ganhar tráfego direto.
Outra estratégia é a divulgação de conteúdo em redes sociais que gere engajamento com a persona.
O impulsionamento de conteúdos não pode ser desprezado pelo empresário, assim com o incentivo aos seus colaboradores para que façam compartilhamento do mesmo.
Essa ação aumenta cada vez mais o tráfego de informações no site/blog da sua empresa.
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Manter o conteúdo atualizado
É fundamental ter um conteúdo frequentemente atualizado, o que ajudará a redivulgar seu site/blog e ainda trazer novos tráfegos relevantes.
A consequência positiva será o aumento ou a melhora constante de seu posicionamento no ranqueamento do Google.
Conclusão
Entendemos que esses são os passos mais importantes para conseguir se posicionar bem na primeira página de busca do Google.
Ressalte-se que um resultado pode ser diferente do outro, pois tudo depende das categorias de pesquisas que a pessoa realiza, do mesmo modo que a produção do conteúdo precisa focar na palavra-chave e na dúvida da persona.
Seu site/blog deve ser um especialista do nicho de mercado em que sua empresa atua, melhorando, dia a dia, a pontuação e o ranqueamento da página.
Lembre-se também de pensar no moblie-first, pois a grande maioria das pessoas realiza suas pesquisas através de dispositivos móveis. Preze por um site responsivo e que atenda a essa plataforma.
Entretanto, é necessário priorizar sempre pela melhor experiência do usuário para o que tráfego seja cada vez mais qualificado e gere conversões para sua empresa.
Gostou? Quer definir estratégias mais personalizadas para o seu negócio? Entre em contato com a Maui Comunicação para navegarmos juntos. Até a próxima!