Google Meu Negócio: conheça as vantagens para sua empresa

10 de setembro de 2020
Google Meu Negócio: conheça as vantagens para sua empresa

Plataforma gratuita do Google que possibilita colocar as informações mais relevantes sobre o seu negócio e segmentar o seu público-alvo.

O proprietário de uma empresa, independentemente do seu porte, deve compreender a relevância de tornar sua marca visível e conhecida, correto?

Nesse caso, entender porque a grande maioria das empresas investe cada vez mais em marketing digital é essencial para alavancar o seu negócio.

As estratégias de marketing digital representam um grande leque de oportunidades, dentro e fora da sua instituição, seja por meio do marketing de conteúdo, da prospecção de clientes, do inbound e outbound marketing e de campanhas de anúncios.

No entanto, muitos proprietários de empresas acreditam que seja complicado inserir seu negócio em plataformas de mecanismo de busca como o Google.

Nesse artigo vamos desmitificar este pensamento. Você vai ver como é possível ter sua marca representada no ambiente online, e ainda aumentar as suas vendas.

Tenha uma boa leitura!

 

1. Como funciona o Google

Hoje, o Google é o principal motor de busca no Brasil. Ter sua empresa representada nesta plataforma faz com que muitas pessoas descubram o seu negócio e cheguem até você.

Mas para se tornar visível nas páginas de buscas, antes era necessário cadastrar o seu empreendimento no Google Meu Negócio, uma plataforma dentro do Google.

Dizemos que antes era necessário o uso desta plataforma porque, ao longo deste ano de 2022, o Google Meu Negócio terá seu aplicativo descontinuado e a manutenção do perfil do seu negócio será feita diretamente pelo Google Maps e Pesquisa Google.

Para quem já utiliza o Google Meu Negócio, percebeu que o nome mudou para “Perfil da Empresa” e embora agora possamos atualizar informações mais facilmente, o processo de cadastro da empresa na plataforma ainda não mudou muito. 

Portanto, até que tenhamos mais informações a respeito das mudanças que estão por vir este ano, ainda utilizaremos neste artigo o nome “Google Meu Negócio”.

Dito tudo isso, perceba que aqui e agora, pode estar surgindo uma grande oportunidade para o seu negócio. E você quer saber como? A Maui Comunicação vai te mostrar abaixo. Confira!

 

2. O que é o Google Meu Negócio?

É uma ferramenta do Google que proporciona a sua empresa ser encontrada pelos mecanismos de buscas do Google e do Google Maps. Traduzindo: é uma forma rápida e precisa para as pessoas encontrarem sua instituição.

O serviço é totalmente gratuito. O proprietário da empresa precisa apenas preencher dados relevantes do empreendimento. Estes dados são:

  • • Nome da empresa
  • • Endereço
  • • Número do telefone
  • • Horário de funcionamento
  • • Outras informações da empresa

Estas informações devem estar sempre atualizadas, pois, estes dados ficarão em evidência quando o indivíduo estiver realizando uma pesquisa no Google, como no exemplo a seguir. Veja!

 

Google meu negócio: conheça as vantagens para sua empresa

 

Quando o usuário pesquisa sobre "farmácia bh" e aparecem estes destaques, ele consegue analisar qual é a sua melhor opção naquele momento.

Esta segmentação que o Google Meu Negócio faz, possibilita a divulgação da sua empresa de uma forma rápida e informativa, já que neste momento o usuário quer resolver algum problema.

Se a sua marca aparece entre os principais resultados, estamos diante de uma oportunidade de ouro. A chance do consumidor chegar a sua empresa se torna muito maior.

Quer ver mais vantagens dessa ferramenta para o seu negócio? A Maui Comunicação vai te apresentar.

 Google meu negócio: conheça as vantagens para sua empresa

Vamos imaginar que nossa pesquisa foi fragmentada ainda mais com "farmácia bh lourdes". Parece lógico pensar que o usuário está buscando através da localização um estabelecimento que pode estar perto do trabalho ou da casa dele.

O Google Meu Negócio pode fazer ainda mais. A ferramenta consegue colocar sua empresa com um destaque maior quando uma pessoa pesquisa pelo nome exato da farmácia. Confira!

Google meu negócio: conheça as vantagens para sua empresa

Neste modelo de pesquisa foi criado um box do lado superior direito da tela, com as principais informações da empresa buscada.Google meu negócio: conheça as vantagens para sua empresa           

Através do Google Meu Negócio é possível trazer uma visibilidade maior ao seu negócio, seja com seu endereço, sua classificação e os comentários de outras pessoas que já utilizaram o seu serviço.

Uma ótima recompensa para esse seu esforço é saber que a sua marca vai ganhar uma certa autoridade e valorização para outros tipos de públicos.

Mas não pense que é apenas isso. A Maui Comunicação separou ainda mais vantagens para você utilizar o Google Meu Negócio.

 

3. Principais vantagens do Google Meu Negócio

O empreendedor compreende melhor como o público se comporta na hora da compra e pode criar estratégias mais direcionadas para os seus consumidores.

Isso possibilita acompanhar a jornada do cliente dentro da empresa e ainda atrair novos usuários em qualquer esfera, seja local, regional ou estadual, tornando o Google Meu Negócio uma extensão do seu empreendimento.

Da mesma forma é possível criar um elo de conexão entre a marca e as pessoas, algo muito buscado pelas empresas atualmente.

 

4. Como cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio

Agora ficou mais claro entender todas as enormes vantagens que o Google Meu Negócio pode proporcionar para sua empresa. Assim, partimos para parte do cadastro da plataforma.

Vamos conferir os passos abaixo:

 

4.1. Acesse o site e clique em começar agora 

Entre na página do Google Meu Negócio/Perfil da Empresa e clique no botão “Gerenciar Agora”. Em seguida, você será direcionado para a página de login.

Caso não tenha um endereço de correio eletrônico do Gmail, recomendamos que faça um antes de criar o cadastro.

 

4.2. Dados da empresa

Essa etapa é essencial para o cadastro correto no Google Meu Negócio. Depois de ter preenchido o login, partimos para a parte onde vamos colocar os dados da empresa.

As informações devem ser claras e objetivas, a fim de que todos percebam claramente do que se trata o seu empreendimento.

Não esqueça de verificar com atenção possíveis erros de digitação. Revise o texto mais de uma vez com bastante cuidado.

 

4.3. Verificação

Preenchidos os dados corretamente, ao clicar em "Continuar" será solicitada uma autorização com os termos de serviços da plataforma. Mais um clique em “Continuar” e você será direcionado para outra etapa.

 

4.4. Confirme o seu local

A confirmação do local do seu estabelecimento vai gerar um código que será enviado pelo Google até você. Por isso, fique atento aos Correios, o prazo médio é de 7 a 15 dias úteis.

Para dar sequência, utilize as informações que chegarão na carta do Google Meu Negócio.

 

4.5. Página recém-criada

Concluído o processo de criação da página com os dados enviados pelos Correios, você poderá editar e acrescentar informações extras do seu negócio.

Vale ressaltar que é possível incluir fotos e uma breve descrição do estabelecimento, além de outras características fundamentais do seu empreendimento.

 

5. Como usufruir das vantagens do Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma estratégia de marketing digital, correto? Bem utilizado, pode ser o start que a sua empresa precisa para alcançar clientes. Porém, lembre-se que o seu público não irá surgir da noite para o dia.

É necessário ter uma série de outras estratégias para conseguir captar os melhores consumidores. A seguir, você vai ver mais algumas dicas de como se beneficiar ainda mais com o Google Meu Negócio. Confira abaixo!

 

5.1. Informações atualizadas

O ideal é que as informações da sua empresa estejam sempre atualizadas, para que não cause nenhum tipo de problema. Pense sempre no seu consumidor e no que ele vai achar quando encontrar um endereço ou telefone errado.

Atualize regularmente as informações no Google Meu Negócio. Faça isso quantas vezes for necessário.

Vale ressaltar também que o Google Meu Negócio pode ser acessado pelos smartphones com sistemas IOS e Android, o que permite gerar mais proatividade na hora de responder comentários ou fazer alguma alteração.

 

5.2. Monitore as estatísticas de acessos

Outra funcionalidade do Google Meu Negócio é que a empresa pode monitorar, analisar as interações e os acessos ao seu perfil. Essa opção fica no Painel de Controle.

Com o monitoramento, a empresa tem acesso as visualizações, aos cliques e aos seguidores que tiveram interação com a sua página.

Do mesmo modo, verifica as rotas pelo público e as chamadas. E ainda melhora o desempenho de campanhas do Google Ads.

 

5.3. Boas avaliações

Ter boas avaliações dos seus consumidores influencia na hora da compra de possíveis novos clientes. O Google Meu Negócio oferece um esquema de avaliações e classificações interessantes.

Dependendo das interações que sua empresa tenha com o perfil, é possível que ela seja avaliada bem ou não. É interessante para seu negócio que você ofereça a melhor experiência ao usuário.

 

5.4. Relacionamento com os clientes

Ter um relacionamento estável e sadio é essencial para conhecer melhor seu público e ainda promover táticas para fazer o cliente se tornar fiel à marca.

Sendo possível, comece essa interação na plataforma do Google Meu Negócio através de um diálogo agradável. O consumidor pode ser inserido ainda em uma lista de e-mail marketing da empresa.

Mas não esqueça que o cliente deve estar ciente que vai receber esse e-mail.

 

6. Novas características disponíveis para seu negócio

6.1. Atributos de saúde e segurança


Com a pandemia de covid-19, o Google Meu Negócio lançou atributos que permitem aos usuários analisarem as informações do local segundo alguns critérios de cuidados com a saúde, tais como:

  • Agendamento de horário de visita
  • Obrigatoriedade do uso de máscara pelos clientes e colaboradores
  • Verificação de temperatura dos clientes e dos colaboradores

Preencher essas características melhor do que seus concorrentes te permite passar na frente deles para pessoas que se importam muito com este critério.


6.2. Atributos relacionados à pandemia para restaurantes

A lista conta com os seguintes itens:

  • Drive-thru
  • Entrega sem contato
  • Mesas externas
  • Refeição no local
  • Para viagem

 

6.3. Atributos para serviços

O home office e as reuniões pelo Meet se tornaram rotina então nada mais justo do que termos a inclusão destes itens nos serviços prestados pelas empresas:

  • Atendimento online
  • Orçamento online
  • Aulas online
  • Consulta online

 

7. Conclusão

 

Chegamos ao final do texto sobre as vantagens que o Google Meu Negócio pode trazer para sua empresa. Foi fácil perceber que esse é um importante recurso para aproximar sua marca dos seus consumidores.

Ainda por cima, é algo gratuito e fácil de utilizar, o que possibilita colocar as informações mais relevantes sobre o seu negócio e segmentar o seu público-alvo a fim de gerar mais vendas.

Com uma boa segmentação através do Google Meu Negócio, é possível criar campanhas de marketing mais definidas dentro da empresa, e assim poder acompanhar as métricas e os acessos do seu perfil na plataforma com mais clareza.

Lembre-se que o Google Meu Negócio é um facilitador para a empresa desenvolver uma comunicação com o cliente, através da linguagem e do tom de voz que vai ser utilizado.

Se o cliente tiver uma boa experiência com a marca, ele pode divulgá-la para outras pessoas de uma forma gratuita. Ao mesmo tempo, promove boas ações e consequentemente mais vendas.

E aí, achou relevante saber mais sobre o Google Meu Negócio? Esperamos que sim.

Caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato com a Maui Comunicação.

Estaremos sempre prontos para atendê-los. 

E fique de olho também no nosso blog porque tem muita coisa boa vindo por aí.

Traremos postagens semanais recheadas de conteúdos interessantes e atualizados para fazer sua empresa crescer cada vez mais.

Por hoje é só. Até a próxima!

 

 

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