Para ficar por dentro das tendências e tecnologias que surgem para otimizar a comunicação, é preciso estar atualizado e assim, traçar novas estratégias para o seu negócio. Por essa razão, a Maui preparou o guia completo do WhatsApp Business 2022. Você vai entender como o aplicativo funciona, os seus benefícios e como ele pode te ajudar a vender mais.
Entenda a diferença entre o WhatsApp e WhatsApp Business
Antes de nós listarmos as vantagens do WhatsApp Business é preciso que você entenda a diferença entre as duas versões existentes do aplicativo.
O WhatsApp foi desenvolvido para uso pessoal, ou seja, conversar e enviar arquivos para amigos e familiares.
Embora a interface do WhatsApp convencional seja a mesma do WhatsApp Business, somente na versão do aplicativo para negócios é possível ter acesso aos inúmeros recursos de comunicação entre sua empresa e o público.
Com o WhatsApp Business, que surgiu justamente para auxiliar empresas na comunicação de forma eficiente e organizada, até mesmo tornando a troca de informação entre a empresa e o cliente mais corporativa, é possível contar com ferramentas auxiliares para divulgação, prospecção, comunicação e acompanhamento de clientes, produtos e serviços.
A versão Business permite criar uma vitrine para exibição de produtos, aplicar etiquetas para organizar contatos ou conversas, programar mensagens automáticas, entre outros recursos.
É importante ressaltar que o WhatsApp Business é uma ferramenta gratuita criada pelo próprio WhatsApp, mas funciona de forma separada do aplicativo clássico do mensageiro, ou seja, as contas usadas em cada serviço não são as mesmas.
Confira 10 Benefícios do WhatsApp Business para o seu Negócio:
1. O aplicativo é gratuito
Todas as funcionalidades do WhatsApp Business são gratuitas, o que significa que a empresa que controla o aplicativo não cobra nada pelo uso dele.
2. Torna o atendimento ao cliente mais eficiente
Com a função de criar etiquetas para as mensagens de modo que suas conversas fiquem separadas por tópico, é possível segmentar os clientes e os assuntos. Você pode, por exemplo, separar seus contatos por estágios do funil de vendas, separar clientes de fornecedores, diferenciar entre o que foi pago e o que ainda está pendente de pagamento.
Além disso, no aplicativo é permitido configurar mensagens automáticas, facilitando, inclusive, que seus clientes sejam atendidos prontamente e não se sintam ignorados, caso você não possa atendê-los imediatamente. Essas mensagens podem ser: de saudação; de ausência/pedido de espera; e respostas rápidas que incluem preços de serviços, prazo de entrega, abrangência do delivery, se o estabelecimento aceita pets ou não; se permite consumo local ou se só faz entregas; se adota o distanciamento social; quais os tipos de pagamentos aceitos; etc.
3. Melhora a experiência de compra na sua loja
O WhatsApp Web, além de um canal de atendimento, é também um excelente canal de vendas onde o cliente consegue concluir a compra com agilidade, praticidade e confiança.
Através do aplicativo é possível inserir informações fundamentais sobre a sua loja em seu perfil como, por exemplo, criar e expor catálogos de seus produtos, para que você não precise selecionar fotos para enviar e decorar ou buscar preços numa tabela separada pois tudo já está armazenado no seu catálogo. Você também pode inserir link do site, link dos produtos caso tenha uma loja virtual, horário de funcionamento, etc.
4. Concede métricas valiosas para seu negócio
Com o aplicativo você tem acesso às estatísticas do mensageiro, ou seja, você pode avaliar o desempenho da equipe de atendimento e acessar dados importantes como o número de mensagens recebidas e respondidas. Essa é uma excelente maneira de identificar pontos de atenção e pontos de melhoria no atendimento ao cliente.
5. Posiciona sua loja onde seus clientes estão
Segundo um levantamento de 2020, 76% dos brasileiros preferem interagir com empresas pelo WhatsApp. Ou seja, a experiência de conversar com atendentes, tirar dúvidas e receber recomendações personalizadas tem atraído cada vez mais o público para comprar online. Dessa forma, o WhatsApp Business é uma excelente maneira de te ajudar a vender mais.
6. Concede acesso a um Link curto
Um link curto no WhatsApp Business tem a função de facilitar o contato entre os clientes e sua empresa pelo aplicativo de mensagens. O link é gerado automaticamente assim que você cria um perfil comercial na plataforma. Dessa forma, você pode compartilhar esse link para que as pessoas iniciem uma conversa direta no aplicativo.
Num caso em específico, você pode divulgar sua conta comercial em anúncios do Facebook e Instagram. E, ao abrir o canal de comunicação direto entre você e seu cliente, você tem um prazo máximo de 24 horas para respondê-los. Tenha muito cuidado com este detalhe para não acabar perdendo uma oportunidade de venda.
7. Cria Listas de Transmissão
Através das listas de transmissão é possível enviar uma mensagem para várias pessoas simultaneamente. O recurso pode ajudar em casos que você queira fazer a divulgação de ofertas e promoções para listas específicas, aquelas que você segmentou por etiquetas ou rótulos, por exemplo. É importante ter muita atenção no uso dessa função, pois o aplicativo consegue detectar spams que possam estar atrapalhando os demais usuários.
8. Pode ser usado com número de telefone fixo
Para utilizar o WhatsApp Business não é obrigatório utilizar um número de celular. No momento em que você estiver fazendo sua inscrição no aplicativo e chegar na tela de validação do número de telefone, selecione a opção de ligação em vez de envio de SMS. Aí, é só informar o telefone fixo.
9. Permite fazer e receber pagamentos
O Whatsapp Pay permite que se faça transferências, pagamentos, e que envie e receba pagamentos desde que você cadastre um cartão de débito de uma empresa parceira no Facebook Pay. Não há taxas de transferência pelo Whatsapp ou Facebook, mas pode ser cobrado tarifas de utilização entre os bancos e nesse caso você deve checar com o seu banco em específico.
10. Garante veracidade a sua empresa
Há vários tipos de negócios ilegais na internet que usam o Whatsapp tradicional para enganar clientes. E o Whatsapp Business também chegou para resolver esse problema. Como são necessárias algumas etapas de verificação para validar um negócio, sua empresa passa então a ter mais credibilidade e isso faz com que os clientes não tenham medo de fazer compras e nem de conhecer seu estabelecimento.
Como baixar o WhatsApp Business
O aplicativo do WhatsApp Business pode ser baixado no Android ou no iPhone (iOS). Para ajudar a diferenciá-lo do WhatsApp tradicional, há um “B" na versão Business.
- Abra a Google Play Store ou App Store;
- Pesquise por Whatsapp Business;
- Toque em Instalar (Android) ou Obter (iPhone);
- Aguarde a conclusão do download e abra o aplicativo. Ele ficará como “WA Business” no seu celular.
Como usar o WhatsApp Business
A configuração inicial do WhatsApp Business é bem parecida ao que você encontra no WhatsApp pessoal. Você informa um número de celular ou fixo, valida o número por meio de um código enviado por SMS ou ligação, no caso de ter optado por se inscrever através de um número fixo, e pronto! Depois, basta personalizar seu perfil.
IMPORTANTE!
Preste bastante atenção ao inserir o número de celular no momento do cadastro. Se esse número já estiver vinculado ao seu WhatsApp pessoal, todas as suas conversas serão transferidas para o WhatsApp Business. Inclusive, as outras pessoas serão avisadas que você trocou de uma conta pessoal para comercial.
Mas fique tranquilo porque é possível usar os dois aplicativos, WhatsApp e WhatsApp Business, em um mesmo celular. Porém, você precisa ter dois números de telefone diferentes, pois não é permitido vincular um mesmo número em ambos os aplicativos em simultâneo.
Usando o WhatsApp Business na Web
Você pode usar o WhatsApp Business na Web, porém, alguns recursos, como as etiquetas, as estatísticas ou a modificação de respostas rápidas e de mensagens automáticas, só estão disponíveis no aplicativo de celular. O uso do aplicativo na Web funciona, mas ainda de forma limitada.
Selo de verificado do WhatsApp Business
Todas as contas no WhatsApp Business trazem a etiqueta “Conta comercial” no perfil. Mas, somente marcas super conhecidas possuem um selo verde de verificado ao lado do nome do perfil na plataforma. Com essa distinção, o administrador ainda pode inserir mais informações, como endereço, ramo de atuação, site e e-mail, o que ajuda e muito a aumentar a autenticidade da conta de negócios, como falamos agora há pouco.
O WhatsApp ainda não informou quais os critérios para verificar uma conta comercial, mas esse é um recurso que com toda certeza confere muito mais credibilidade à marca.
Conclusão
O Whatsapp, assim como outras ferramentas digitais, chegou para ficar. Agora que você já sabe de todas as vantagens de utilizar o Whatsapp Business no seu negócio, utilize essa ferramenta gratuita para crescer cada vez mais. Cada coisa que você puder fazer para ter um controle sobre estatísticas do seu negócio, para se comunicar melhor com seus clientes e para exibir cada vez mais seus produtos e serviços, te coloca a um passo à frente dos seus concorrentes.
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Até o próximo artigo!