
Ter uma boa presença online é fundamental para criar um primeiro elo. E o SEO local é o primeiro passo para encontrar novas oportunidades ao seu negócio.
A forma como os usuários realizam pesquisas vem mudado ano após ano, obrigando os mecanismos de busca como Bing, Yahoo e Google a se atualizarem constantemente.
O maior desafio dessas plataformas é tentar entender o comportamento dos usuários de internet e se adaptar a eles rapidamente. Da mesma forma, as empresas precisam acompanhar as tendências do mercado.
Uma boa alternativa para vencer essa batalha é o empresário utilizar as melhores ferramentas para ser encontrado nos mecanismos de buscas, e ainda ter uma relevância online.
Nós, da Maui Comunicação, separamos algumas dicas de táticas que você pode usar para ter visibilidade online e ser reconhecido por seu público.
Se interessou? Acompanhe o artigo sobre o SEO Local e saiba porque investir é o melhor caminho para o seu negócio. Tenha uma boa leitura!
O que é SEO Local?
O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de otimização de palavras-chave para que sua empresa alcance um bom posicionamento orgânico na hora da pesquisa.
Ou seja, entregar para o usuário a melhor experiência e a resposta que ele procura para sua dúvida de forma objetiva. Essa estratégia, que pode aumentar o tráfego do site e as vendas, já é utilizada há anos por algumas empresas.
O SEO Local, como o próprio nome diz, é voltado para alternativas próximas dos usuários. Assim, ele pode encontrar mais facilmente o serviço ou produto que precisa.
A ferramenta possibilita ainda resultados mais precisos e relevantes para o usuário, do mesmo modo que divulga sua marca para um público ainda não atingido por você.
Porque o SEO Local é importante para o seu negócio?
A maioria da população brasileira realiza pesquisas por dispositivos móveis. Assim, é quase uma obrigação sua empresa estar no mapa para expandir qualquer tipo de negócio.
O SEO Local serve para todo tipo de empresa, independentemente do seu porte, sendo uma estratégia que utiliza muito mais do que a localização.
Confira!
Quais são os benefícios do SEO Local?
Vimos que o objetivo principal do SEO Local é divulgar sua empresa, considerando a geolocalização (Google Maps, por exemplo). Abaixo listamos alguns benefícios:
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Presença Online
Ter uma boa presença online hoje é fundamental para criar um primeiro elo. O usuário consegue ter uma visão do que a empresa representa e torna o cliente fiel à marca.
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Conteúdo local
Para construir uma autoridade no seu empreendimento, é interessante produzir conteúdo autoral e que resolvam os problemas principais do seu público-alvo.
Do mesmo modo, os blogs são o primeiro passo para melhorar o ranqueamento orgânico na sua instituição, e ainda podem beneficiar o próprio SEO e eventos locais que serão úteis à sua audiência.
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Google meu Negócio
Essa ferramenta gratuita do próprio Google possibilita que sua empresa seja encontrada através da localização, assim como o SEO Local.
O resultado pode ser visto em uma melhora do posicionamento da sua empresa. O Google meu negócio ainda detalha ainda as informações mais importantes do seu estabelecimento para a audiência.
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Atração de um novo público
O SEO Local facilita que sua empresa seja encontrada por públicos diferentes.Assim, sua marca fica mais visível, bem avaliada e consegue atrair potencias clientes.
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Fidelização de clientes
Quando se tem uma boa presença online, bons conteúdos e serviços ou produtos de qualidade é possível que o usuário que te encontrou através de uma busca local se torne um representante da sua marca.
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Aumento nas vendas
Com o seu negócio aparecendo sempre nas buscas locais, é possível que suas vendas aumentem e tragam novas oportunidades para o empreendimento, além de melhorar a autoridade do seu site.
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Site responsivo
No SEO Local, o site responsivo é a base de toda estratégia, porque as pesquisas são realizadas cada vez mais em smartphones.
O Google atualizou seu algoritmo para prezar por uma boa experiência do usuário em qualquer dispositivo. Logo, os dados da empresa devem ser acessíveis em qualquer tipo de tela para atender a demanda do usuário.
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SEO Local nas páginas
Para ter uma otimização na página do seu site é importante realizar algumas táticas para que o usuário ache com facilidade o que procura. Utilizar referências locais do que está sendo produzido pode ser o primeiro passo para atrair a atenção do internauta.
Como conseguir um bom ranqueamento no SEO Local?
Vimos que o SEO Local traz enormes benefícios para uma empresa. Porém, a dúvida mais recorrente é como conseguir um bom ranqueamento com essas estratégias.
A seguir, você vai encontrar algumas dicas de como o SEO Local pode te ajudar no ranqueamento da sua marca.Confira!
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Entenda os problemas do seu público
É imprescindível que a empresa conheça seu público para analisar o que ele busca e quais palavras deve focar para ter um posicionamento elevado. Essas informações são importantes para a produção do conteúdo.
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Use o Google Autocomplete
Se você ainda não conhece os problemas do seu público, é possível buscar por termos que já foram pesquisados. Digite sua palavra-chave primária para compreender o que as pessoas então procurando. Veja como:
- Google Keyword Planner
Essa é uma ferramenta muito útil para SEO. Mostra para a empresa quais as pesquisas são mais frequentes, o volume de busca e o tamanho da concorrência e suas palavras-chave.
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Link Building para SEO Local
Utilizar estratégias de backlinks favorece cada vez mais os resultados orgânicos da sua empresa.Pois, utiliza links de qualidade para gerar tráfego qualificado para o seu site.
Conclusão
Ao analisar todos os pontos apresentados nesse texto, não resta nenhuma dúvida que o SEO Local agrega muito valor ao seu empreendimento.
Ele gera uma autoridade e proporciona uma divulgação baseada na sua localização, fotos e avaliações entre outros. É algo que toda empresa pode realizar para alavancar o seu negócio local, uma boa oportunidade para gerar novos negócios.
Agora você tem todas as respostas que precisa para fazer seu negócio acontecer.
Nós, da Maui Comunicação, nos colocamos ainda à disposição para ajudar a sua empresa a aplicar todas essas ferramentas e melhorar o SEO Local de uma vez por todas.