SEO Local: Por que investir no seu negócio?

25 de novembro de 2019
SEO Local: Por que investir no seu negócio?

Ter uma boa presença online é fundamental para criar um primeiro elo. E o SEO local é o primeiro passo para encontrar novas oportunidades ao seu negócio.

1. Introdução

A forma como os usuários realizam pesquisas vem mudando ano após ano, obrigando os mecanismos de busca como Bing, Yahoo e Google a se atualizarem constantemente. 

O maior desafio destas plataformas é tentar entender o comportamento dos usuários de internet e se adaptar a eles rapidamente. Da mesma forma, as empresas precisam acompanhar as tendências do mercado.

Uma boa alternativa para vencer esta batalha é sua empresa utilizar as melhores ferramentas para ser encontrada nos mecanismos de buscas, e ainda garantir uma relevância online.

Nós, da Maui Comunicação, separamos algumas dicas que você pode usar para aumentar sua visibilidade online e ser reconhecido pelo seu público.

Se interessou? Acompanhe o artigo sobre o SEO Local e saiba por que investir nesta estratégia é um dos melhores caminhos para o seu negócio. Tenha uma boa leitura!

 

2. O que é SEO Local?

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de otimização de palavras-chave dos conteúdos produzidos pela empresa para que esta alcance um bom posicionamento orgânico dentro da pesquisa feita pelo usuário.

Ou seja, significa entregar para o usuário a melhor experiência e a resposta que ele procura para sua dúvida de forma objetiva. Esta estratégia, que pode aumentar o tráfego do site e as vendas, já é utilizada há anos por muitas empresas.

O SEO Local, portanto, como o próprio nome diz, é voltado para alternativas próximas dos usuários. Assim, ele pode encontrar mais facilmente (e próximo a ele) o serviço ou produto que precisa.

A ferramenta possibilita ainda resultados mais precisos e relevantes para o usuário, do mesmo modo que divulga sua marca para um público ainda não atingido por você.

 

3. Por que o SEO Local é importante para o seu negócio?

3.1. Porque 151 milhões de pessoas têm acesso a internet no país

A maioria da população brasileira realiza pesquisas por dispositivos móveis. Assim, observando o tamanho do seu público em potencial, é quase uma obrigação colocar sua empresa online para expandir qualquer oportunidade de negócio.

 

3.2. Porque é democrático

O SEO Local serve para todo tipo de empresa, independentemente do seu porte.

 

3.3. Porque aumenta sua presença online

Ter uma boa presença online hoje é fundamental para criar um primeiro contato. Desse modo, o usuário consegue ter uma visão clara e precisa do que a empresa é e do que ela faz.

 

3.4. Porque mostra às pessoas que você é um especialista na sua área de atuação

Para construir uma autoridade na sua área de atuação, é interessante produzir conteúdo autoral e que resolva os problemas principais do seu público-alvo.

Do mesmo modo, conteúdos relevantes são o primeiro passo para melhorar o ranqueamento orgânico da sua instituição, transformando-a em autoridade no mundo digital.

 

3.5. Porque pode ser usado em conjunto com outras ferramentas como o Google Meu Negócio

Essa ferramenta gratuita do próprio Google possibilita que sua empresa seja encontrada através da localização, assim como o SEO Local.

O Google Meu Negócio ainda detalha ainda as informações mais importantes do seu estabelecimento para a audiência.

Consequentemente, o resultado de usar as duas ferramentas causa uma melhora do posicionamento da sua empresa.

 

3.6. Porque atrai um novo público

O SEO Local facilita que sua empresa seja encontrada por públicos diferentes. Assim, sua marca fica mais visível, bem avaliada e consegue atrair potenciais clientes.

 

3.7. Porque fideliza clientes

Quando se tem uma boa presença online, bons conteúdos e serviços ou produtos de qualidade, é possível que o usuário que te encontrou através de uma busca local se torne um representante da sua marca.

 

3.8. Porque aumenta as vendas

Com o seu negócio aparecendo sempre nas buscas locais, é possível que suas vendas aumentem e tragam novas oportunidades para seu empreendimento.

 

4. Como conseguir um bom ranqueamento no SEO Local?

Vimos que o SEO Local traz enormes benefícios para uma empresa. Porém, a dúvida mais recorrente é como conseguir um bom ranqueamento com essas estratégias.

A seguir, você vai encontrar algumas dicas de como o SEO Local pode te ajudar no ranqueamento da sua marca. Confira!

 

4.1. Entenda os problemas do seu público

É imprescindível que a empresa conheça seu público-alvo para analisar o que ele busca e em quais palavras deve focar para ter um posicionamento elevado. Essas informações são muito importantes para a produção de conteúdo.

 

4.2. Use o Google Autocomplete

Se você ainda não conhece os problemas do seu público, é possível buscar por termos que já foram pesquisados. Digite sua palavra-chave primária para compreender o que as pessoas estão procurando. Veja como:

 

4.3  Use o Google Keyword Planner

Essa é uma ferramenta muito útil para SEO. Mostra para a empresa quais as pesquisas que são mais frequentes, qual é o volume de busca e qual é o tamanho da concorrência e suas palavras-chave.

 

4.4. Melhore a estrutura dos seus links internos

Otimizar as URLS do seu site/blog, as tags de títulos dos cabeçalhos, a meta descrição e o conteúdo permite que os mecanismos de busca entendam melhor o seu negócio. Assim, seu negócio poderá aparecer nas pesquisas dos usuários que têm mais probabilidade de realizarem uma conversão.

 

4.5. Esteja presente nas redes sociais adequadas

Analise o perfil do seu negócio e veja quais redes sociais se encaixam mais com a sua área: Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, YouTube, TikTok, Tripadvisor, Foursquare etc.

Não queira utilizar alguma destas só porque está na moda. Lembre-se que postar conteúdo relevante é bem mais importante do que ter uma rede social que você quase não movimenta e que não gera engajamento.

 

4.6. Incentive as avaliações dos clientes 

Com o acesso à informação e a grande quantidade de produtos e serviços, tudo o que sua empresa puder fazer para chamar a atenção do consumidor vale a pena. Por isso, mostre o quanto seus clientes estão felizes com seu negócio para estimular os futuros clientes a comprarem também.

 

4.7. Confirme se seus dados são os mesmos em toda a web

Verifique se seu nome, endereço e número de telefone estão corretos. Sempre que houver alguma atualização, mude seus dados e mantenha-os atualizados para evitar perder potenciais clientes que estão entrando em contato pelos meios errados.

E caso você possua mais de um estabelecimento, separe as informações de cada um para evitar confusões de clientes que entram em contato com uma unidade, mas na verdade queriam entrar em contato com a outra.

 

4.8. Seja compatível com os dispositivos móveis

Carregamos um computador na palma das mãos e hoje em dia já há mais usuários de smartphones do que de desktops ou notebooks. Isso se deve a facilidade de ter um celular e a praticidade de se mexer em um, então atente-se ao fato de que seu conteúdo deve ser visualizado de maneira adequada em qualquer tamanho de tela.

 

4.9. Faça parcerias com empresas próximas a sua

Faça a política da boa vizinhança. Indique produtos e serviços nas imediações que você confie e peça para a loja parceira fazer o mesmo, tanto presencialmente quanto no mundo virtual. Produza conteúdos como convidado, interaja com as redes sociais dos seus parceiros, e seja citado por referências no seu mercado.

Quanto mais falarem bem de você, melhor para seu negócio, pois links de qualidade geram tráfego qualificado para seu site.

 

4.10. Monitore os resultados

Saiba quem são as pessoas que chegam até você, de onde elas vêm e se elas estão se tornando clientes. Isto permite que você tome melhores decisões a respeito de várias partes do seu negócio. Lembre-se que o que não é medido, não pode ser analisado.

 

5. Conclusão

Ao analisar todos os pontos apresentados nesse texto, não resta nenhuma dúvida que o SEO Local agrega muito valor ao seu empreendimento.

Ele gera uma autoridade e proporciona uma divulgação baseada na sua localização, fotos e avaliações, entre outros. É algo que toda empresa pode realizar para alavancar o seu negócio local, é uma boa oportunidade para gerar novos negócios.

Agora você tem todas as respostas que precisa para fazer seu negócio acontecer.

Nós, da Maui Comunicação, nos colocamos ainda à disposição para ajudar a sua empresa a aplicar todas essas ferramentas e melhorar o SEO Local de uma vez por todas.

Converse conosco e veja como podemos te ajudar!

 

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