1. O que é tráfego pago?
Existem quase 8 bilhões de pessoas no mundo.
Dessas, 1,5 bilhão de pessoas acessam o Facebook/Instagram todos os dias e o Google recebe 5,5 bilhões de buscas diariamente.
Se encararmos as redes sociais como grandes vitrines, agora entendemos o potencial gigantesco delas. Logo, se uma plataforma consegue concentrar bilhões de usuários por dia, é natural a ideia de que empresas paguem para exibir seus produtos na plataforma.
Quanto mais gente souber dos seus produtos/serviços, souber que você existe, mais chances sua empresa tem de vender.
Portanto, esta ideia de pagar por anúncios publicitários em uma plataforma com milhões de usuários é o que chamamos de tráfego pago.
Num mundo cada vez mais conectado e em que tudo anda muito corrido, pagar para atingir a atenção das pessoas se tornou uma prática cada vez mais comum no mundo digital.
E, agora que você já sabe o que é tráfego pago, vamos saber ao longo deste artigo como ele funciona, quais são suas vantagens e em quais plataformas você pode anunciar sua empresa.
2. Quais as diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico?
Se tráfego pago é uma estratégia na qual você paga diretamente para que as pessoas cheguem até você, no tráfego orgânico isso não ocorre.
No tráfego orgânico você demora mais tempo para construir autoridade na sua área e embora sua empresa possa aparecer nas primeiras posições de busca, somente 5% das pessoas que clicam no seu link, de fato, convertem.
Ou seja, para chegar até as pessoas que realmente querem comprar seu produto/serviço e sua empresa possa vender mais rápido, você precisa investir dinheiro através de tráfego pago. Já no tráfego orgânico, em que não se investe nenhum valor monetário, os resultados aparecem em médio a longo prazo porque dependem somente de tempo, conhecimento e consistência.
3. Por que investir em tráfego pago?
3.1. Falta de tempo
Criar conteúdos relevantes demanda muito tempo de pesquisa e produção, então você não precisa esperar virar uma autoridade no assunto para começar a vender todos os dias, basta utilizar o tráfego pago.
3.2. Você é novo ou criou seu site faz pouco tempo
Rankear bem no Google exige tempo de maturação que você talvez não possa ter até que as vendas comecem a surgir somente através do tráfego orgânico.
3.3. Aumenta a taxa de conversão e consequentemente a sua reputação online
Para os mecanismos de busca, quanto mais o usuário interagir com uma página, mais relevante o conteúdo dela deve ser. Então, se muitos usuários estão entrando no seu site e finalizando a compra, isso quer dizer que seu produto é bom então o Google ou o Facebook entendem que deverão mostrá-lo para mais pessoas.
3.4. Resultados imediatos
Basta criar uma conta nas ferramentas disponíveis, configurar suas campanhas e anúncios, definir seu orçamento e público-alvo e pronto!
Mas se tudo isso ainda parecer difícil para você, é hora de procurar uma empresa de comunicação como a Maui para te ajudar.
3.5. Investimento baixo para iniciar
Para começar a entender como seu público online se comporta, praticamente em todas as plataformas o investimento inicial é baixo e você pode aumentá-lo à medida que for colhendo os resultados.
3.6. Segmentação muito mais apurada do que nas mídias tradicionais
As ferramentas incluem segmentação por palavras-chave, interesses, informações demográficas (sexo, idade), ocupação, estado civil, localização, canais de mídia, e públicos personalizados e semelhantes.
Com estas informações em mãos, fica cada vez mais fácil mirar no alvo e atingi-lo.
4. Quais são os modelos de cobrança do tráfego pago?
A maioria das ferramentas de tráfego pago existentes no mercado utilizam dois modelos de cobrança: CPC (Custo Por Clique) e CPM (Custo Por Mil Impressões);
Vamos aos detalhes sobre as duas, mas saiba que o tipo certo depende exclusivamente dos seus objetivos:
4.1. CPC (Custo Por Clique)
O anunciante nesse caso só será cobrado quando o usuário clicar ou visualizar seu anúncio. Este método é ideal para aqueles que têm seu planejamento de marketing bem definido e sabem exatamente quanto querem gastar.
4.2. CPM (Custo Por Mil Impressões)
Neste caso, independente do usuário clicar ou não no seu anúncio, a cada mil impressões você será cobrado. Indicamos este modelo caso queira ganhar mais visibilidade ou esteja procurando um posicionamento de marca.
5. Quais são as 2 principais ferramentas de tráfego pago?
Você pode anunciar no LinkedIn, no Twitter, no Pinterest, ou por meio dos Native Ads, mas existem 2 plataformas imbatíveis que dominam o mercado de tráfego pago: Facebook e Instagram Ads e Google Ads.
Vamos conhecer cada uma delas?
5.1. Facebook e Instagram Ads
Aqui você poderá criar campanhas e anúncios para Facebook, Instagram, Whatsapp e Messenger.
Com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos na plataforma diariamente, o Facebook possui muitos dados dos usuários como, por exemplo, comportamentos, interesses, família, relacionamentos, consumo, etc. Logo, o principal benefício dessa plataforma é utilizar de todos estes dados para anunciar para um público bem segmentado por um custo inicial baixo.
Mais informações sobre esta plataforma você receberá nos nossos próximos artigos.
5.2. Google Ads
O maior buscador da internet possui sua própria plataforma de anúncios chamada Google Ads.
É por meio desta ferramenta que seus anúncios vão aparecer nos resultados de busca do Google ou em sites parceiros.
Com uma segmentação extremamente detalhada que vai além da segmentação por palavras-chave, esta ferramenta é uma ótima aliada para conseguir um tráfego altamente qualificado. Prova disso é que mais de 95% do faturamento da Google vem de anúncios patrocinados.
Contando com 6 tipos de anúncios com diferentes objetivos, conheça agora um pouco mais sobre cada um deles.
6. Tipos de anúncios do Google Ads
6.1. Rede de pesquisa
Quando sua empresa anuncia na rede de pesquisa do Google, seu anúncio poderá ser exibido perto dos resultados de pesquisa quando o usuário procurar por termos relacionados a uma de suas palavras-chave ou também em sites parceiros de pesquisa que o Google possui.
As principais vantagens deste tipo de anúncio são: como são compostos apenas por palavras, sua manutenção é fácil e prática e ainda existe a possibilidade de utilizar extensões de anúncios para fornecer informações de contato e detalhes adicionais que tornem os anúncios mais relevantes para os clientes.
6.2. Rede de display
Em troca de uma receita com publicidade, sites, blogs, portais, fóruns, ou seja, parceiros permitem que o Google exiba seus anúncios neles.
Este tipo de anúncio é totalmente adaptável ao tamanho e formato dos espaços disponíveis e também permite que você apresente seu produto ou serviço de forma totalmente visual.
Atente-se ao fato de que quando as pessoas navegam nos sites e estão vendo anúncios da rede de display, elas não estão procurando ativamente por um produto ou serviço. Por isso, este é um ótimo recurso para campanhas de retargeting.
6.3. Campanhas de vídeo
Utilizando as campanhas de vídeo, seus anúncios poderão ser exibidos no YouTube e em sites e apps parceiros.
E como os anúncios de vídeo aparecem mais no YouTube, explicaremos um pouco sobre os 5 tipos de formato de anúncios para esta plataforma:
6.3.1. TrueView In-Stream Puláveis
Neste caso, os usuários podem pular o anúncio após 5 segundos e a cobrança só é feita após o usuário assistir mais de 30% do vídeo.
6.3.2. TrueView In-Stream Não Puláveis
Os vídeos aqui tem no máximo 15 segundos e o usuário não poderá pular. O anunciante paga a cada mil impressões pelo anúncio.
6.3.3. TrueView Video Discovery
São os resultados de pesquisa do YouTube, perto dos vídeos relacionados e na página inicial do YouTube para celulares.
Neste formato, você pode inserir um título e uma breve descrição do que se trata o vídeo.
E sendo uma das opções que mais convertem, o custo aqui é a cada visualização.
6.3.4. Bumper Ads
São vídeos curtos cujo principal objetivo é aumentar o reconhecimento da marca. E com um custo menor, sua cobrança é feita a cada mil impressões.
6.3.5. Out-Stream
Na verdade, estes anúncios ainda não estão presentes no YouTube e podem somente ser exibidos nos dispositivos móveis e em sites e aplicativos parceiros fora do YouTube.
O motivo deste tipo de anúncio estar na nossa lista é que ele tem um ótimo custo/benefício pois você só paga quando visualizarem no mínimo 2 segundos de vídeo.
6.4. Campanhas do Shopping
Este tipo de campanha serve para mostrar aos usuários informações detalhadas sobre seus produtos antes mesmo que eles possam clicar no anúncio.
As duas principais vantagens deste tipo de campanha são leads mais qualificados e a possibilidade de ver detalhadamente o desempenho dos seus produtos com ajuda das ferramentas disponíveis.
6.5. Campanhas para Apps
Ao invés de criar anúncios individuais para suas campanhas, aqui são usadas as ideias de textos, imagens, vídeos e recursos fornecidos pelo app numa variedade de anúncios com os vários tipos. Exemplos desse tipo de anúncio são para conseguir mais instalações ou gerar mais engajamento.
A vantagem é do processo ser bem mais simplificado nessa opção do que nas demais.
6.6. Campanhas locais
As campanhas locais ajudam empresas a passar as informações necessárias aos clientes sobre como e quando visitar as lojas. E isso, consequentemente, aumenta as visitas à sua loja física.
7. Conclusão
Agora você já sabe o que é e como funciona o tráfego pago. Aprendeu também que para cada objetivo, é necessário um tipo de anúncio diferente.
Se você quer atrair um público altamente qualificado e trazer visibilidade para sua marca mais rapidamente, tráfego pago é a solução.
Nós, da Maui Comunicação, somos especialistas em tráfego pago. Se tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários ou entre em contato conosco e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.